01

02

03

O que é uma associação espírita?

Uma associação espírita é uma associação que tem como fins estatutários o estudo, a divulgação e a prática da doutrina espírita e se obriga a cumprir o disposto no Código Civil Português entre os art.s 167.º e 184.º. Sustentando-se nos princípios do Cristianismo, a gratuidade está inerente às suas atividades.

Para consultar a listagem das instituições reconhecidas pela Federação Espírita Portuguesa, aceda aqui. Para consultar todas as instituições conhecidas, aceda ao aqui.

04

O que se faz numa associação espírita?

Variando de associação para associação, é comum a existência de:

  • Grupos de estudo doutrinário;

  • Atendimento para aconselhamento individual, no âmbito do Espiritismo;

  • Partilha de reflexões morais em torno da vida quotidiana (reflexões evangélicas);

  • Apresentação de resultados de investigações em áreas científico-naturais e científico-sociais à luz do Espiritismo (sob o formato de palestra);

  • Auxílio material e espiritual, com especial ênfase na fluidoterapia; e

  • Estudo e prática mediúnica.

Para consultar as propostas da Ponte de Luz-Associação Sociocultural Espírita de Cascais, aceda ao link.

05

Como posso frequentar uma associação espírita?

Todas as associações espíritas têm trabalhos de acesso livre, como sejam as reflexões evangélicas ou as palestras, geralmente incluíndo ou seguidas de fluidoterapia. A outras atividades o acesso poderá ser condicionado, dependendo do disposto no seu regulamento interno.

 

06

Todos os grupos que reconhecem a existência de espíritos são associações espíritas?

Não. Todas as conceções que reconhecem a existência de espíritos são espiritualistas. Existem cada vez em maior número, variando em muito em qualidade e seriedade. Somente as instituições que estudam, divulgam e praticam o Espiritismo de forma graciosa, são instituições espíritas. Por norma, por forma a adquirir personalidade jurídica coletiva constituem-se como associações (sociais ou culturais).

 

07

O que é um médium?

De acordo com o Espiritismo um médium é “todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.” Cfr. O Livro dos Médiuns: XIV.

08

Todos os médiuns são espíritas?

Não. Nem todas as pessoas que têm mediunidade optam por seguir a doutrina espírita. Podem escolher exercitar a faculdade de acordo com outras correntes espiritualistas, ou não a exercer de todo. Só os médiuns que seguem a proposta do Espiritismo são médiuns espíritas.

09

Suspeito que tenho mediunidade. O que devo fazer?

Sugerimos-lhe que, tranquilamente, procure contactar uma associação espírita que esteja perto da sua área de residência (vide questão 3), para esclarecimento de dúvidas e eventual agendamento de visita e entrevista para aconselhamento individual.

10

O que NÃO é Espiritismo?
  • Espiritismo não é religião dogmática, hierarquizada, profissional nem ritualista. É ciência cuja parte experimental fundamenta a filosófica, da qual decorrem consequências morais, e que assume em Jesus a referência para toda a Humanidade. Na procura de um maior conhecimento da vida de Jesus e dos seus ensinamentos, é onde reside a religiosidade do Espiritismo.

 

  • Espiritismo não é espaço para encenações de superstições ou crendices diversas. Os métodos e técnicas utilizados no Espiritismo são resultado de investigação e formulações práticas, suportadas pelas metodologias racional ou empírica, mas sempre de acordo com o método científico.

 

  • Espiritismo não é local para transações comerciais pelos auxílios prestados. Nem “consultas”, nem terapias poderiam carecer de qualquer pagamento, quando o sucesso ou insucesso dependem exclusivamente do interessado. O princípio da gratuidade impera na prática espírita, como no cristianismo original.

 

  • Espiritismo não é local para exercício de adivinhações individuais ou previsões fúteis. A interação mediúnica está dependente dos objetivos consagrados para cada associação, e do nível de seriedade das atividades.

Caso tenha alguma questão que gostaria de esclarecer, entre em contato connosco aqui.

O que é o Espiritismo?

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos espíritos, e das suas relações com o mundo corporal. Enquanto ciência compreende uma parte experimental (relativa às manifestações em geral, que estuda as propriedades dos fluídos espirituais e a ação deles sobre a matéria), e outra filosófica (relativa às manifestações inteligentes, que deduz as consequências morais dos fatos observados). Das consequências morais deduzidas decorre uma terceira parte (já sem se submeter à metodologia científica), que aborda a aplicação dos princípios formulados.

Pode assim dizer-se que o Espiritismo apresenta-se sob três aspetos diferentes:

- o das manifestações,

- o dos princípios e da filosofia que delas decorrem, e

- o da aplicação desses princípios.

 

Cfr. O que é o Espiritismo, Livro dos Espíritos e A Génese.

Como posso conhecer o Espiritismo?

A literatura essencial para compreender o Espiritismo está disponível gratuitamente na internet, sendo da autoria de Allan Kardec (pseudónimo). Propomos a seguinte sequência de leituras:

a.    Livro dos Espíritos;

b.    O que é o Espiritismo;

c.    Evangelho Segundo o Espiritismo;

d.    Livro dos Médiuns;

e.    O Céu e o Inferno;

f.     A Génese;

g.    Obras Póstumas; e

h.    Revista Espírita.

Caridade - ponte de luz que liga a criatura ao seu Criador. Joanna de Angelis

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2015 por Ponte de Luz - ASEC

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now